sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Bolas de berlim

Gosto muito de bolas de berlim,e de vez em quando lá estou eu a fazer....,
5oogr. de farinha tipo 55
175gr. de água
90 gr. de açucar
90 gr. de margarina
50 gr. de leite em pó
10 gr. de sal
2 ovos
preparação do fermento
125gr. de farinha
50 gr. de fermento fresco
62,5 gr. de água
Em primeiro lugar, juntam-se os ingredientes do preparado do fermento num recipiente,é só mexer e reservar.
Depois põe-se os ingredientes da massa na cuba da mfp,primeiro os liquidos depois os sólidos,no programa massa. Depois de ter amassado um pouco junta-se o preparado do fermento,findo o tempo retira-se a massa da cuba da máquina,e dispõe-se numa bancada enfarinhada. Faz-se pequenas bolas com cerca de 70gr. cada uma. Deixa-se levedar até dobrarem de volume.
Aquece-se o óleo a 180ºc,leva-se a fritar as bolas até estarem douradinhas,retiram-se e colocam-se sobre o papel absorvente.
Embrulham-se em açucar, e faz-se um corte no cimo com uma tesoura para se rechear. Eu recheei com doce de ovos.
Ficam muito boas.... e bem mais económicas...o preparado de pão brioche ,das farinhas Branca de Neve ainda é dispendioso no meu 'ver'.
Beijinhos......

18 comentários:

Cinha disse...

Que lindas!!!! Aqui em casa adoramos!
Beijinhos grandes e bom fim de semana.

Belinha disse...

ai k saudades de comer uma bola de berlin!!!!as tuas estão lindas e com um belo aspecto! bjoca

Abelha Maia disse...

Que deliciosas, pode ser uma para o lanche.
bjsss

Carina disse...

Que bommmmmmmmmmm!!!!!!!!!
Adoro!!!!! Adoro!!!!!!!
Como me sabia bem comer uma agora!!!!!!!

Beijocas :)

Marlene e João disse...

Estão mesmo gulosas essas tuas bolas de berlim :D Adoro!!!
Beijinhos doces de um óptimo fim de semana**

argas disse...

Que lindas! Maravilha mesmo! bjinhos

alexandre disse...

Miúda de comer e chorar por mais!!!beijokas:**))

Flor de Sal disse...

Bem ... o que pode dizer uma viciada em bolas de Berlim!!!!! Lindas!

R.correia disse...

mas que delicia.....estão com optimo aspecto....
bj e bom fim de semana

Cuca disse...

Que maravilha!!!! Eu adoro bolas de berlim! Lembram-me a praia! =)
Beijocas*

Alice disse...

Bem que bom aspecto!!! O meu marido e os meus filhos ADORAM bolas de berlim (eu também mas sem creme ...eles dizem que eu não gosto do melhor :-) ainda bem que eles não estão a ver este blog...
Beijocas
Alice

TiTó disse...

Adoro bolas de berlim, ficaram com um aspecto fantástico :)

beijocas

♥ mesa para 4 disse...

Hummm estão mesmo uma beleza :d

Anabela disse...

Estão uma delicia!Sera que ainda chegam para mim?bjs

Missy disse...

hummmmmmm que delícia !
até me cresceu água na boca !

bjka

SoraiaSilva disse...

Que apetitosos :)
Manda uma para o pequeno almoço :p
Beijinhos*

Inês - Cardápio de Sabores disse...

Eu nunca fiz, mas sou grande apreciadora!! Adorei. Estão lindas.

moranguita disse...

bem aos tempos que nao como uma bola de berlim
que bonitas que estao
beijinhos